Parte II - Público do Engenhão

A campanha de Sócio-Torcedor do Botafogo tem como atrativo principal a presença no Engenhão. Sendo assim, é necessário analisar os números e entender melhor a relação da torcida com o estádio.

Para começar, baixe aqui a tabela contendo o estudo feito sobre doze jogos do Campeonato Brasileiro de 2008. A tabela contém a proporção entre os ingressos "cheios", meia-entradas, gratuidades e sócio-torcedores. Você pode baixar a tabela logo abaixo. Ela não é necessária para a compreensão do que vem a seguir, apenas contém mais detalhes.


Para esse estudo, o dado mais importante é a relação entre as meia-entradas e os demais tipos de ingressos. Embora eu já esperasse um alto número de "estudantes", me surpreendi com o resultado final.

Números de jogos analisados: 12
Estádio: Engenhão
Adversários: Corinthians, Sport, Santos, Goiás, Cruzeiro, Internacional, Barueri, Santo André, Fluminense, Vitória, Atlético/MG e Avaí.
Público Médio: 11542

Resumi o estudo a esses doze jogos pois eles já constituem uma boa radiografia das meia-entradas. Além disso, os demais jogos tiveram uma diferenciação na setorização, o que dificultaria demais a compilação dos dados e não alteraria significamente o resultado desse estudo.

Nos doze jogos, tivemos um público total de 138506 pessoas. Os ingressos foram distribuídos da seguinte maneira:

Inteiras - 46360 (33%)
1/2 entrada - 71885 (52%)
Sócio-Torcedor - 4334 (3%)
Gratuidades - 15927 (11%)

Restringindo o estudo apenas aos ingressos "cheios" e os de meia-entrada temos uma visão mais correta, já que dificilmente aqueles que têm direito à gratuidade iriam ao estádio se tivessem que pagar ingresso. Já os sócio-torcedores são uma categoria mista, contendo também estudantes e outras pessoas que teriam direito ao benefício de meia-entrada. Como não sabemos os percentuais dentro dos sócio-torcedores, é melhor excluí-los desse cálculo.

Vamos então, aos números apenas "inteiras" x meia entrada:

inteiras e 1/2 - 118245 ingressos em 12 jogos
inteiras - 46360 (39%)
1/2 - 71885 (61%)

No jogo contra o Fluminense, pela 24ª rodada no dia 13 de setembro, tivemos 75% dos ingressos vendidos para "estudantes"!

Entendido um pouco melhor como é a relação entre os ingressos vendidos, fica mais fácil para analisarmos, fazermos eventuais críticas e propormos soluções. Mas isso fica para amanhã, no capítulo sobre os atuais planos de sócio-torcedor.